TRATAMENTO PARA DEPRESSÃO COM CETAMINA

A DEPRESSÃO RESISTENTE AGORA TEM TRATAMENTO.

 

O tratamento com Cetamina está indicado para pacientes com Depressão Resistente ou com Ideação Suicida Aguda.

Nosso protocolo consiste na aplicação semanal de Cetamina subcutânea ou Escetamina em spray nasal, com sessões por hora marcada em ambiente calmo e controlado. Sempre acompanhadas por Médico Psiquiatra e equipe de Enfermagem, as sessões duram cerca de 2 horas, com o paciente sendo liberado logo em seguida e com ação antidepressiva esperada já nas primeiras sessões.

 
Tratamento com Quetamina para pacientes com depressão resistente ou ideação suicida

Para Pacientes

O tratamento com Cetamina pode ajudar pessoas com quadros de Depressão Resistente ou Ideação suicida. Peça a indicação do seu médico no formulário abaixo.

Para profissionais da saúde, encaminhamento de pacientes para tratamento com Quetamina ou para Hospital-Dia

Para Profissionais da saúde

Caro colega médico, se você gostaria de encaminhar um paciente candidato ao tratamento com Cetamina IV, entre em contato através do botão abaixo.

Hospital-Dia, tratamento com um novo olhar para os principais transtornos de saúde mental

Hospital-Dia

Conheça o tratamento em Hospital-dia para transtornos psiquiátricos. O hospital-dia em saúde mental traz um olhar humanizado para as principais situações de adoecimento psiquiátrico.

Questões frequentes

  • A Cetamina (ou ketamina) é uma medicação já usada há mais de 50 anos na Medicina.

    Pensada inicialmente como anestésico, seu uso é consagrado e seguro com essa finalidade.

    No entanto, sua ação antidepressiva foi descoberta há cerca de 20 anos, com diversos estudos comprovando sua ação eficaz e principalmente, com rápido início de ação, sendo este seu principal diferencial; enquanto os antidepressivos por via oral tem um início de ação mais lento (até 6 semanas para melhora dos sintomas), a Cetamina já pode oferecer uma melhora nas primeiras sessões.

  • A Depressão resistente é aquela em que o tratamento com antidepressivos por via oral não funcionam, estando o paciente com sintomas depressivos incapacitantes mesmo após 3 esquemas terapêuticos, em doses e tempo adequados.

  • O tratamento com Cetamina está indicado para pacientes com Depressão Resistente (sem melhora mesmo após uso de diversos antidepressivos orais) ou com Ideação Suicida Aguda (quando há pensamento suicida constante, de difícil controle).

    Converse com seu médico se a Cetamina está indicada para você.

  • A Cetamina age na regulação de glutamato, um neurotransmissor relacionado à formação de novas conexões entre os neurônios. Tem um papel importante no reparo e reconstrução de circuitos cerebrais prejudicados na depressão, aumentando o número de sinapses e, consequentemente, a capacidade de comunicação entre os neurônios.

    Assim, a Cetamina acaba agindo como um auxiliar na “reconstrução da ponte entre esses neurônios”, promovendo o restabelecimento de uma comunicação cerebral mais fluida e a consequente melhora do quadro depressivo.

  • O tratamento com Cetamina é bastante seguro, sendo feito em doses subanestésicas, ou seja, doses baixas que não irão induzir a anestesia.

    Seu uso é restrito a Hospitais, não podendo ser comercializada diretamente ao público. Existe um risco real, porém baixo, de: sonolência, dissociação, dependência química, pico hipertensivo.

    As sessões são acompanhadas por Médico Psiquiatra, equipe de Enfermagem e todo material necessário para tratar alguma intercorrência.

  • O tratamento com Cetamina para Depressão Resistente e Ideação Suicida deve ser indicado por um profissional médico. Converse com seu médico sobre as principais indicações e se a Cetamina é um tratamento adequado para você.

Hospital Dia em Saúde Mental

O único centro particular de psiquiatria habilitado a trabalhar com Quetamina no Rio Grande do Norte.